Sobre

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Terminologia (GETerm) tem como objetivos:

  1. estudar conteúdos pertinentes à Terminologia/Terminografia;
  2. desenvolver pesquisas que gerem produtos terminológicos em língua portuguesa, tais como: glossários, dicionários, enciclopédias e assemelhados, que satisfaçam demandas reais.

O Grupo, formado em 1999 no Departamento de Letras da Universidade Federal de São Carlos, conta hoje com uma equipe multidisciplinar, envolvendo lingüistas, informatas e especialistas de domínio. No momento, vários projetos estão em andamento no GETerm, basta acessar o menu à esquerda e obter maiores informações.

É importante lembrar que, desde 2002, o GETerm tem recebido valiosas colaborações de pesquisadores do Núcleo Interinstitucional de Lingüística Computacional (NILC), sediado no Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação (ICMC) da USP/São Carlos.

Nossa meta é aliar a Terminologia à Informática de forma a gerar produtos terminológicos mais confiáveis e em menor tempo, sem desvincularmo-nos da teoria terminológica descritiva de viés lingüístico que tem sustentado nossas pesquisas.

Flamboyant na UFSCar, 2007

Árvore ornamental, originária da África tropical e de Madagascar, da família das leguminosas-cesalpináceas (Poinciana regia)